Os tempos atuais e a complexidade do ser professor exigem a construção de novos caminhos em educação. É preciso ultrapassar a idéia de que, ao concluir a formação em cursos de licenciatura e de pedagogia, estamos prontos para ensinar Zelir Salete Lago Busato, Professora-Supervisora e Coordenadora da Área de Práticas de Ensino e Estágios da Universidade de Passo Fundo, com muitos anos de experiência docente, defende a importância da formação crítica-reflexiva dos professores, que só poderá ocorrer a partir da observação e do registro sobre sua prática. Para tal, ela apresenta estudos e práticas já desenvolvidas quanto a isto na Universidade de Passo Fundo, mostrando, através de considerações teóricas e de narrativas de alunos-estagiários, a importância de escrever todo o tempo sobre o que se faz e, ao mesmo tempo, refletir por que se faz uma determinada ação. Defende a autora que observar, documentar e elaborar "memórias" das práticas desenvolvidas por estagiários e professores revela-se fundamental para o diálogo entre supervisores de estágios e estudantes, entre os professores de uma escola e para o avanço dos próprios docentes, uma vez que, ao organizar suas idéias e teorizá-las, refletem sobre a continuidade das ações pedagógicas, passando a realizar ações de forma intencional - ou seja, assumindo posturas crítico-reflexivas e contribuindo para a transformação da realidade escolar. O mais importante é que este livro desenvolve com profundidade e consistência um tema raramente abordado na literatura em educação do país e extremamente necessário nos tempos atuais, tanto no que se refere à avaliação de estudantes de cursos de pedagogia e licenciatura, bem como a programas de formação continuada de professores da rede privada e pública de ensino.