Este livro, proveniente de uma dissertação de mestrado, teve como objetivo analisar a perspectiva da eficácia escolar no contexto das práticas de gestão em Escolas Católicas. A partir da utilização dos conceitos de eficácia e gestão escolar, foi possível evidenciar as especificidades das práticas de gestão em instituições de educação católica, por meio de uma pesquisa que associou as abordagens de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória e descritiva, com procedimentos de análise documental. A coleta de dados foi feita por consulta à Proposta Pedagógica de cada escola, entrevistas com gestores, como também aplicação de um questionário a estudantes e professores. Os resultados demonstraram que, apesar do favorecimento obtido com a seleção de estudantes que as Escolas Católicas realizam, as práticas de gestão investigadas apresentaram impasses e possibilidades, como também um certo nível de eficácia escolar. As práticas foram estudadas a partir de cinco fatores de eficácia escolar: sentido de comunidade, clima organizacional, ênfase acadêmica, gestão e liderança, e aprendizagem organizacional. No diálogo com os resultados de outras pesquisas, em nível nacional e internacional, tornou-se evidente que as práticas adotadas atestam o êxito do processo educativo dessas escolas, como também apontam os caminhos que levam outras instituições dessa mesma natureza ao fracasso.