As imagens das pessoas idosas, descritas pelos poetas ou construídas pelas nossas experiências, correspondem à realidade do envelhecimento? Mudaram estas imagens ao longo dos tempos? Irão elas evoluir com as novas descobertas científicas sobre o envelhecimento? Em que aspeto estas imagens condicionam as nossas atitudes, individuais e coletivas, perante as pessoas idosas? Que sabemos nós sobre a realidade do envelhecimento psicológico? Esta obra constitui um verdadeiro manual sobre o estado dos atuais conhecimentos em matéria de envelhecimento cognitivo e sobre o que os psicólogos sabem a propósito dos efeitos da idade sobre a cognição humana. O livro encontra-se dividido em duas partes; na primeira, os autores descrevem o impacto do envelhecimento sobre todas as grandes funções cognitivas (atenção, memória, resolução de problemas) e pormenorizam os mecanismos que sofrem os efeitos deletérios da idade, os que o envelhecimento poupa e aqueles que melhoram ao longo da vida adulta. A segunda parte, dedicada aos fatores que contribuem para moderar a ação da idade no declínio das capacidades intelectuais (a escolaridade, o estilo de vida, etc.), apresenta as investigações realizadas sobre as capacidades de aprendizagem das pessoas idosas, bem como os resultados de estudos longitudinais, transversais e sequenciais que demonstram a existência de moderadores do envelhecimento cognitivo. Este livro destina-se, principalmente, aos estudantes de psicologia, medicina, psiquiatria, gerontologia, geriatria, bem como a todos os profissionais de saúde, sociais, culturais e ao grande público que trabalham e convivem com pessoas mais idosas.