este é o terceiro livro da série rede de saberes criada por um grupo de professores para mostrar suas práticas e experiências na sala de aula. neste volume, a temática avaliação é tratada em diferentes contextos, culturas, dimensões e possibilidades. como uma rede, os diferentes autores tecem suas considerações apresentando a avaliação dentro do contexto educacional como um processo contínuo de construção e reconstrução do conhecimento. suas abordagens envolvem a avaliação enquanto técnica, método, processo, instrumento e gestão, visando a coexistência de um diálogo interdisciplinar que envolve áreas, profissões, regiões e conhecimentos distintos. seu objetivo é mostrar a importância da avaliação, principalmente para os dias atuais. hoje, com o avanço da globalização e da expansão tecnológica não basta apenas um único instrumento para avaliar o conhecimento. precisamos romper com o tradicionalismo e estabelecer novas formas e métodos de avaliar. nesse sentido essa obra aborda a avaliação enquanto prática educativa dever do professor e direito do aluno método de pesquisa gestão educacional e institucional condição de trabalho pessoal e profissional proposta de ensino entre outras considerações. ele simboliza as diferentes práticas e novos saberes na formação docente.