Livro de texto destinado aos alunos do ensino superior politécnico e universitário das licenciaturas de Gestão, Economia, Marketing, Contabilidade, e afins, mas também a todos os gestores que exercem, ou pretendem vir a exercer, funções de direcção geral e desejam fazer uma reciclagem ou aprofundar os seus conhecimentos.Esta obra reflecte a dupla experiência do autor como docente do ensino superior e gestor de várias empresas de média e grande dimensão, conjugando o rigor científico com o pragmatismo na explicação das diversas teorias expostas. As matérias são expostas com base nas quatro funções fundamentais da gestão - planeamento, organização, direcção e controlo - e utilizando uma linguagem concisa e clara. Inclui ainda uma parte sobre tópicos especiais onde são abordados problemas relacionados com a ética e a responsabilidade social da gestão e a dimensão internacional da gestão. Cada capítulo é iniciado com uma lista de objectivos e finalizado por um ou mais casos práticos.Aos professores é distribuído um CD-ROM a partir do qual poderão fazer transparências de apoio às aulas.Afiliação do Autor: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoCollege Division- Higher Education Division. Índice: Índice Geral.Índice de Figuras.Parte I - Introdução. Capítulo 1 - A gestão e a sua evolução.A gestão, conceitos, funções, níveis. O gestor, tarefas e aptidões necessárias. A evolução da gestão. Capítulo 2 - A empresa e o seu ambiente. A empresa como organização social. A empresa como sistema aberto. Os objectivos, os recursos e o ambiente das empresas. Parte II - Planeamento e Processo de Decisão. Capítulo 3 - Planeamento. Missão e objectivos. Planos. Níveis de planeamento. Gestão por objectivos. Planeamento estratégico. Análise SWOT. Estratégias genéricas. Formulação da estratégia. Capítulo 4 - Tomada de decisões. O processo de tomada de decisões. Decisões de rotina e não rotina. Certeza, incerteza e risco associados às decisões. Métodos auxiliares de tomada de decisões. Factores condicionantes da tomada de decisões. A tomada de decisões em grupo. Parte III - Organização. Capítulo 5 - Organização, processo e estruturas. Processo e objectivos da organização. Funções, departamentalização e diferenciação. Tipos de departamentalização. Responsabilidade, autoridade e delegação. Autoridade de linha, de staff e funcional. Princípios de organização. Centralização e descentralização. Estruturas organizacionais. Determinantes da estrutura. Organização informal. Autoridade, influência e poder. Parte IV - Direcção. Capítulo 6 - Motivação. Filosofias sobre a natureza humana. Teorias sobre a motivação. A motivação na prática. Capítulo 7 - Liderança. Estilos de liderança. Abordagem da liderança pelo - perfil. Abordagem comportamental. Abordagem situacional ou contingencial. Factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas empresas. O futuro da teoria da liderança. Capítulo 8 - Comunicação. O processo. O que deve ser comunicado. Canais de comunicação. Redes de comunicação. Barreiras à comunicação. Desenvolvimento da capacidade de comunicação. Efeitos das novas tecnologias. Capítulo 9 - Cultura da organização. Conceito. Cultura da organização e macrocultura. Origem da cultura das organizações. A teia da cultura de uma organização. Tipos de cultura. Parte V - Controlo. Capítulo 10 - O processo de controlo. Definição de padrões. Avaliação do desempenho. Acções correctivas. Tipos de controlo. Pontos estratégicos de controlo. Reacções negativas ao controlo. Prevenção das reacções negativas. Acção disciplinar. Contribuições para a produtividade. Capítulo 11 - Técnicas de controlo. Controlo orçamental. Controlo de qualidade. Controlo de stocks. O J.I.T. (just-in-time) Redes: PERT e CPM. Parte VI - Tópicos Especiais. Capítulo 12 - Ética e responsabilidade social. Responsabilidade social. A visão clássica da responsabilidade social. A visão contemporânea da responsabilidade social. Comparação entre as duas abordagens. Áreas específicas de responsabilidade social dos negócios. Auditoria social. Ética em gestão. Regras de ética nos negócios. Códigos de ética nas organizações. Capítulo 13 - A dimensão internacional da gestão. A internacionalização dos negócios. Da vantagem comparativa à vantagem competitiva. Principais impactos do ambiente internacional. Tendências no ambiente internacional. Formas básicas de internacionalização. Gestão comparada, as empresas tipo A, J e Z. A universalidade os fundamentos da gestão. Todos os capítulos terminam com um caso.