Alcançar a qualidade do hospital ou estabelecimento de saúde, é a meta que muitos dirigentes: diretores clinícos, médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentista e outros profissionais buscam para suas instituições no atual cenário de saúde brasileiro e no panorama mundial. Escolher o programa, o instrumento, o método e o procedimento apropriado para atingir a excelência da qualidade, é um grande desafio.Nesta obra, nosso objetivo não é o de apresentar uma receita mágica para garantir o sucesso do programa de qualidade, entretanto pretendeu-se reunir dados sobre avaliações, fatos da história e documentos publicados em um único texto de forma integrada. Tais como a descrição de critérios e padrões de avaliação, instrumentos recentes, tipos e finalidades dos processos avaliatórios que ocorreram nas áreas médica e de enfermagem após a 2º Guerra Mundial até os dias de hoje, inclusive com a utilização de indicadores, as premiações, a entrega de certificados, entre os quais, a certificação pelo processo de Acreditação Institucional.Este livro traz além de noções básicas de avaliação, pontos mais aprofundados como a avaliação pela Acreditação e o processo inovador de avaliação referente à análise e risco legal. Identifica 195 critérios de avaliação dos serviços de enfermagem com análise dirigida aos três fatores de avaliação da qualidade: Estrutura, Processo e Resultado, classificados nas áreas: administrativa, assistencial e ensino/pesquisa. Aborda a análise de risco, a formação do comitê de gestão de riscos na instituiçção hospitalar com objetivos e finalidades desta comissão, apresentando num sistema avaliação e de trabalho preventivo e pró-ativo.