O livro pretende provocar reflexões sobre a educação a distância e as políticas públicas estabelecidas para essa modalidade, especialmente no tocante a formação de docentes para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A autora parte da consideração das atuais configurações das políticas de formação de professores instauradas no país recentemente e que marcam, de um modo geral, o campo da formação de professores da educação básica. Apresenta o recorte de investigação, apontando para o quadro teórico em que a pesquisa pretendeu estar assentada. E ao tomar como base para a análise a implementação das políticas educacionais voltadas à formação docente, permitiu caracterizar as formas que expressam a proposta de formação do Curso Normal Superior ofertado no país. Desenvolve uma análise da proposta educativa do programa, em um município da região metropolitana de Curitiba, a partir dos dados da pesquisa empírica e do que o estudo apresenta de mais original: o resultado da ampla investigação realizada junto aos tutores e alunos/docentes do programa, que permite caracterizar não só os tutores como também os alunos/docentes e a percepção que apresentam com relação à proposta educativa do programa.Apresentamos toda a polêmica e a discussão acerca desse programa, desde a sua criação e implantação no estado do Paraná, explicitando as divergências e as contradições expressas na sua proposta de formação de professores.