Este livro é o resultado de um trabalho transdisciplinar à luz da Pedagogia Progressista em parceria com a Psicologia Complexa, no qual narra a iniciativa de uma orientadora educacional que implementa uma proposta educativa voltada ao público adolescente com defasagem escolar, tendo como estratégia a modalidade EJA-d (diurna) com o diferencial de dar-lhes Voz, Visibilidade e Vez dentro de um sistema educacional excludente. A Escola Municipal Panaro Figueira em Seropédica, no Rio de Janeiro, foi o cenário desta narrativa vivida e escrita por muitas mãos. Os relatos transcritos neste livro propõem reflexões sobre as práticas da educação e compartilham experiências exitosas de orientadores educacionais, psicólogos e professores que acreditaram no diálogo mútuo como ferramenta de mudança e resgate educacional, emocional e social em um momento histórico em que muito se diz sobre contexto e pouco se aplica à contextualização. Os alunos adolescentes, seus responsáveis e os profissionais ressignificaram o papel social da escola e sua contribuição na formação do indivíduo como cidadão.