É possível dialogar com a sexualidade humana a partir do viés educacional? Quais os efeitos históricos, sociais e políticos das práticas escolares na vida dos sujeitos? É possível falar em direitos quando lidamos com a sexualidade? Afinal, o que é a sexualidade? O livro Falando sobre gênero e sexualidades na educação: vamos nos permitir? é uma coletânea de artigos oriundos de pesquisas de mestrado defendidas em programas de pós-graduação de duas instituições públicas do estado de São Paulo. Alguns estudos contaram com o apoio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Os textos partem de diferentes perspectivas teóricas e fomentam debates acerca das relações sociais de gênero em suas interlocuções com os processos de formação educacionais. Problematizam a construção de representações hegemônicas de masculinidade, feminilidade e sexualidade, bem como o processo de estigmatização e discriminação contra gêneros e sexualidades consideradas pelo social como dissidentes. Promovem reflexões sobre o processo de feminilização docente e a contribuição das mulheres para a educação no Brasil, bem como as intersecções entre gênero e religião, e dialogam com a educação sexual e direitos reprodutivos enquanto questões a serem consideradas na área educacional. O livro propõe um convite ao diálogo sobre o processo de formação humana e os marcadores sociais de gênero, sexualidade, raça/etnia, geração, religião, classe social etc. Por isso, lançamos a pergunta aos educadore/as, professores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados nas temáticas do gênero e sexualidade: vamos nos permitir?