Os textos que constituem esta coletânea - Questões de Educação Escolar: história, políticas e práticas - abordam questões diversas e atuais referentes à história, às políticas e às práticas educacionais no Brasil. A preocupação que motiva as investigações e reflexões desenvolvidas pelos seus autores, estudiosos da educação de longa data, é a relação, complexa e contraditória, entre a teoria, a legislação e a prática educacional; uma questão universal, mas particularmente inquietante. Herdeiros de uma longa tradição de submissão a modelos culturais e educacionais, reféns de uma política social que mal dissimula, e, certamente, não atenua a secular desigualdade de oportunidades, enfrentamos, como profissionais da educação, a tarefa de promover o homem e, por suposto, a sociedade brasileira, com os recursos teóricos e práticos à nossa disposição. O que isso significa? O que nos desafia? Falta-nos teoria? Pesquisa? Prática responsável e competente? Sem a pretensão de resolver essas questões, os textos que ora divulgamos, lançam alguma luz e incitam a reflexão sobre esses problemas e suas soluções. A sua publicação visa ao público constituído por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação, professores da rede de ensino interessados em rever e atualizar seus conhecimentos, bem como, a estudiosos da educação, da cultura e da sociedade brasileira em geral.