A dissertação apresentada em 2004 à Pontifícia Universidade Católica PUC de São Paulo (SP) objetiva identificar uma possibilidade de autoformação de formadores de professores na ambiência do contexto escolar por meio de um projeto denominado Projeto In Loco e, ao mesmo tempo, a partir das mudanças sinalizadas pelos sujeitos, reorientar processos formativos com professores da educação básica.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.