Trata-se de um Projeto Interdisciplinar: Produzindo textos na sala de aula, com professores e alunos do IFPA de Itaituba, primeiramente envolvendo textos poéticos, depois com textos narrativos e agora, em sua terceira fase Produzindo Textos Descritivos: Nós, de Itaituba, do Tapajós, na Amazônia Legal, abordando a representação em sala de aula dos gêneros textuais mais utilizados nas escolas, espe­cialmente, a Descrição. São 60 textos sobre os bairros e ruas da cidade de Itaituba e região do Tapajós, dos quais 50 referem-se a trabalhos de alunos e 10 são de professores do IFPA Campus de Itaituba e de outras pessoas da Cidade. O seu objetivo nesta fase é proporcionar aos alunos situações reais de produção textual, utilizando os tipos tradicionais e diver­sos gêneros de textos, enfatizando neste livro o gênero descritivo. Entre os objetivos específicos pretende-se fazer com que os alunos sejam capazes de conceituar e elaborar cada tipo de texto: poético, narrativo, descritivo, dissertativo, técnico e acadêmico; identificar os elementos, a estrutura e as características de cada tipo de texto; distinguir os textos poéticos, narrativos, descritivos, dissertativos, técnicos e acadêmicos de uso cotidiano da escola pelos alunos; re­conhecer as características dos textos em estudo; e constatar a uti­lidade e uso dos diversos gêneros textuais que estão embutidos na intencionalidade dos textos. O trabalho parte da Teoria de Ensino da Língua Portuguesa, com ênfase na abordagem da Linguística de Texto, que concebe cada tipo de texto e cada gênero conforme as necessidades pragmáticas, contextuais e situacionais.