o terceiro volume da coleção de textos tradicionais de magia, thesaurus magicus, se foca na evolução do conceito de daimon antes e depois do advento do cristianismo. a introdução de humberto maggi detalha em mais de cem páginas a evolução do conceito de daimon, desde a grécia arcaica até a sua adoção no judaísmo e no cristianismo. ela é acompanhada por uma série de traduções de textos que tratam sobre as funções mágicas e religiosas desses seres espirituais intermediários, desde a antiguidade até o século xvi. os textos selecionados apresentam uma profunda e diversificada amostragem das diferentes interpretações feitas sobre os daimons, dentro e fora do pensamento cristão católico e protestante. a existência, natureza e os ofícios desses espíritos são descritos por autores tão diversos como jâmblico, agostinho e agrippa, e instruções detalhadas sobre a prática mágica podem ser estudadas em alguns desses textos. uma ênfase especial foi dada na seleção para textos onde o conceito de assistênte mágico / gênio pessoal / anjo guardião pudesse ser estudado, em contraste com a forma mais popular derivada do texto de abramelin. alguns desses textos incluem instruções mágicas completas que têm esse objetivo. os textos selecionados para o thesaurus magicus iii são: † a operação mágica de pnouthis (papiros mágicos gregos) séculos ii a.c - iv d.c. † sobre anjos e dæmonae (dos mistérios egípcios de jâmblico) século iv d.c. † sobre a divinação dos demônios (santo agostinho) século v † sobre as ordens dos maus espíritos, e o tríplice bom dæmon (do livro iii da filosofia oculta de cornelius agrippa) século xvi † isagoge: um discurso sobre a natureza dos espíritos (texto atribuído a georg pictorius villinganus, e republicado no pseudoepigráfico quarto livro de filosofia oculta) século xvi † um discurso sobre diabos e espíritos (i e ii) (o primeiro discurso escrito por reginald scot e publicado na descoberta da feitiçaria o segundo discu