Este livro é o resultado dos trabalhos apresentados e discutidos nas Sessões Dirigidas do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE 2011, realizado na cidade de Blumenau - SC, de 03 a 06 de outubro de 2011. O COBENGE 2011 foi organizado pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau - FURB, instituição esta que patrocina a obra através de edição conjunta entre a Editora da FURB (EdiFURB) e a Editora da ABENGE. Dentro da temática "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: vocação, formação, exercício profissional, experiências metodológicas e proposições", o livro compõe-se de dados, análises e experiências de sucesso nos seguintes temas propostos por seus coordenadores e relatores e aprovados pela comissão de seleção das sessões dirigidas, distribuidos em cinco capítulos, a saber: 1) Potencial social de articulação entre ensino médio e engenharia; Coordenação: Walter Antonio Bazzo e Antônio André Chivanga Barros; 2) Formação, qualificação e atuação profissional do engenheiro contemporâneo; Coordenação: Adriana Maria Tonini e João Bosco Laudares; 3) Aprendizagem ativa na educação em engenharia; Coordenação: Valquíria Villas-Boas e Octavio Matassoglio Neto; 4) Aprendizagem baseada em projetos: uma nova abordagem para educação em engenharia; Coordenação: Luiz Carlos de Campos e João Mello da Silva; 5) Evasão e retenção em cursos de engenharia; Coordenação: Liane Ludwig Loder e Osvaldo Shigueru Nakao.