Este livro traz relevantes considerações sobre as dificuldades de aprendizagem na escola em uma perspectiva psicopedagógica de investigação. Inicialmente, fazem-se alguns apontamentos gerais acerca da aprendizagem em termos de conceituações, importância na vida humana, concepções psicofilosóficas tradicionais, teorias psicológicas modernas, oposição à atividade de ensino e processo de ocorrência na escola em um contexto metacognitivo. Na sequência, apresentamos um breve histórico das dificuldades de aprendizagem na escola e algumas definições conceituais sobre transtornos, problemas e dificuldades de aprendizagem à luz da Psicologia Escolar, sendo esta última expressão particularmente caracterizada em relação aos fatores etiológicos, à avaliação diagnóstica, aos aspectos taxonômicos e aos marcos legais. Em seguida, buscou-se discorrer acerca da formação inicial de profissionais da educação na atualidade e das dificuldades de aprendizagem em Matemática na Educação Básica escolar, principalmente no que diz respeito à discalculia (etimologia, tipologia, diagnóstico, características e causas), bem como sobre alguns processos de intervenção multiprofissional nesse contexto, envolvendo ambiente familiar, assessoramento psicopedagógico e agentes escolares. Por fim, realizamos algumas reflexões sobre a prática do estágio curricular supervisionado em gestão educacional na formação inicial do professor-pedagogo, o diagnóstico geral da escola investigada, os métodos de coleta de dados e os processos de descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos dos informantes em pesquisa de campo.