- Superar o famoso e falso dilema: Cristo sim, a Igreja não. É partindo desse espírito que esta Introdução à eclesiologia pode fazer com que nos aproximemos do paradoxo e do mistério da Igreja, contribuindo para que os cristãos de hoje sintam-se novamente atraídos pela fecundidade inexaurível de uma Igreja que é mãe. Esse é um esboço de aproximação do mistério que é o sujeito histórico Igreja. A Ecclesia ex hominibus ¾ humana ¾ e a Ecclesia ex Trinitate ¾ divina ¾ só pode ser abordada corretamente quando é vista como uma realidade única e complexa, análoga ao mistério do Verbo encarnado. Tratar da Igreja significa reconhecer tanto a convocação divina ¾ sentido ativo da palavra grega ekklesía ¾, como a comunidade humana que ela gera ¾ sentido passivo de ekklesía. Por isso o teólogo só pode se aproximar da eclesiologia in medio Ecclesiae, assumindo ao mesmo tempo a sua dimensão espiritual, sem cair no fundamentalismo, e a sua historicidade, sem reduzi-la ao sociologismo. Somente a partir dessa perspectiva pode-se abordar a eclesiologia para superar o famoso e falso dilema: Cristo sim, a Igreja não .