Reforma curricular na escola: um novo olhar inicia-se com um breve painel a respeito das expectativas da escola para um novo século, tendo em vista ser esse o território de estudo do livro. Na sequência, busca-se uma interlocução com autores que definem projetos inovadores, visto que os mentores da nova proposta curricular do estado de São Paulo lhe atribuem um caráter inovador. Considerando que, historicamente, a tradição pedagógica centrou a inovação na reforma de conteúdos e programas, passam-se a discutir pontos de reformas curriculares e educacionais que, por sua vez, conduziram a pesquisa à investigação das possíveis consequências das mudanças no seio da escola. Como a temática está centrada no processo de implantação de uma nova proposta curricular, fez-se necessário um rápido sobrevoo histórico e educacional a respeito do currículo, com o propósito de contribuir com a pesquisa na área, trazendo a voz dos professores e gestores que tiveram a oportunidade de, trabalhando diretamente com o processo de implantação da nova proposta curricular, apontar alguns caminhos que acreditam ter tido sucesso e outros que não foram bem-sucedidos, mas que, na análise de seus desacertos, permitirão encontrar direções para novas mudanças.