O presente trabalho resulta do aprofundamento de certas reflexões, postulações e constatações ocorridas quando da elaboração da dissertação de mestrado. Na época a preocupação estava voltada para a análise dos reflexos do influxo dos veículos da "mídia" sobre a produção imagética em alguns poemas da literatura moderna brasileira. Já naquela, a preocupação com o lugar da imagem e, em especial, com a formulação e conceituação da metáfora na perspectiva da poesia moderna brasileira revela certo "desassossego" em relação aos comportamentos metafóricos da atualidade. A preocupação expressa na época, de acordo com o já afirmado, fundamentava-se no aspecto da influência da chamada "cultura de massas" na elaboração poética e, sobretudo, no comportamento imagético frente ao processo invasor e "assenhorador" dos "mass medida". No entanto, ao circunscrever-se a apenas três poemas da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, a pesquisa atingiu apenas uma parte do universo lingüístico-literário e imagético da Literatura Brasileira. Tornava-se necessário, então, que a reflexão procurasse rastrear as transformações ocorridas com a elaboração imagética ao longo da História Literária Brasileira. Para isso tornava-se necessário que se elaborasse um processo de seleção, tomando-se alguns momentos histórico-culturais nos quais ocorrera uma mudança desequilibradora com relação ao procedimento imagético. Através da análise de algumas "ilhas culturais" e comportamentos sócio-lingüísticos a essas produções procurar-se-á estabelecer um percurso específico para cada momento histórico-literário, uma vez que se percebia que o comportamento sociológico, associado ao caráter ideológico, impunha-se como mais uma componente na elaboração poética, realizar-se-á a seleção de alguns momentos desta história literária, com textos que explicitem de maneira sistemática as intenções da pesquisa.