Os últimos anos do século XX foram marcados por uma sucessão de eventos que bem caracterizam a complexa e dinâmica realidade do mundo em que vivemos. A velocidade das mudanças e os impactos por elas gerados passa a exigir de nós, cidadãos do mundo, novos olhares e posturas renovadas diante das contradições cada vez mais evidentes. Questões das mais diversas, sejam elas étnicas ou religiosas, políticas ou econômicas, ambientais ou sociais, estão presentes em todos os lugares. Os espaços geográficos, esses reveladores das relações sociais mostram-se também, como parte integrantes da reprodução de realidades, muitas delas desiguais e socialmente injustas. Como não poderia deixar de ser, nosso material não se propõe a ser uma obra completa de Geografia. Selecionamos de forma criteriosa temas e conteúdos significativos para uma leitura do mundo em que vivemos, a qual, embora se dando por meio de instrumentos tipicamente geográficos, procura ser multidisciplinar. Com isso buscamos não somente evitar a fragmentação excessiva dos saberes, tão própria do ensino de um tempo que não tem volta, como buscamos, a todo instante, articular a realidade local com a global. Com a finalidade de exercitar o hábito da argumentação e a troca de ponto de vista, algumas atividades foram elaboradas a partir de questionamentos de fatos geradores de polêmicas e controvérsias. Esperamos, com isso, que a dinâmica da sala de aula ganhe contornos, colaborando para a criação de atitudes partilhadas e compromissadas com a ética. Ao término de cada capítulo são propostas atividades de forte caráter investigativo, tendo em vista desenvolver nos educandos atitudes de pesquisa e análise crítica da realidade em que estão inseridos.