No melhor estilo socrático, este livro é fruto de um trabalho conjunto em que cada aluno foi incentivado pelo professor - e organizador da obra - a formular e responder a vinte perguntas a partir de suas próprias pesquisas, com o cuidado de relacionar as fontes em notas publicadas no final do volume. Desta forma, em 1000 perguntas sobre Teoria da Comunicação - Conceitos, Mídias e Profissões, o leitor encontrará um texto com linguagem e estilo dos próprios estudantes, que realizaram estudos sobre alguns cânones da teoria da comunicação, como Muniz Sodré, José Marques de Melo, Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, David Berlo, Wilbur Schramm, Joseph Klapper, Edgar Morin, Gilles Deleuze, Pierre Bourdieu, Marshall McLuhan, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Jürgen Habermas e Herbert Marcuse, entre outros. O livro também apresenta conceitos teóricos sobre mídias, atividades profissionais, linguagens e manifestações artísticas. De forma livre e criativa, o objetivo da obra é estabelecer um diálogo intelectual com seus leitores. Novas abordagens sobre o tema fornecem um mapa diferenciado sobre os textos canônicos, favorecendo um aprendizado lúdico e enriquecedor. O público-alvo são os próprios alunos de comunicação social e de áreas afins, e o texto é igualmente útil a quem quer prestar concursos ou testar seus conhecimentos.