A crescente insegurança no País, muito provavelmente por consequências do modelo econômico vigente, da concentração populacional nas áreas urbanas e da complexidade das grandes áreas metropolitanas, entre outros fatos e eventos, parecem apontar na direção de um significativo aumento de demanda por serviços ligados à segurança patrimonial. Mas o fornecimento de segurança é um serviço, como os de outras áreas, extremamente dependente da adoção de critérios técnicos rigorosos, do uso qualificado de métodos estatísticos e de boas práticas de gestão. Para tratar de um projeto tão relevante, este livro conta com três especialistas em qualidade e produtividade em operações de serviços e em análise e gerenciamento de riscos. Com vasta experiência acadêmica e profissional, os autores reuniram textos que trazem informação especializada que certamente enriquecerá a literatura sobre segurança empresarial, análise e gerenciamento de riscos patrimoniais. A obra objetiva ajudar as empresas e os profissionais do setor de segurança patrimonial a melhorar significativamente seu desempenho operacional e, consequentemente, seus resultados econômico-financeiros. Os capítulos, organizados em três partes, tratam de temas como: competitividade, fundamentos da gestão de serviços, qualidade e inovação, metodologia de gestão de processos, análise e gerenciamento de riscos, estudo de um caso real com aplicação prática do modelo proposto, finalizando com conclusões e recomendações. Para a aplicação como literatura básica em cursos de formação e especialização do setor, ao final de cada capítulo são apresentados exercícios para a reflexão e consolidação dos conhecimentos.