Crianças aprendem em todos os locais, internos ou externos, em interação com seus companheiros e com o espaço. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os espaços são um eixo estruturante das propostas pedagógicas das instituições. Este livro contempla as especificidades da organização dos espaços para crianças que frequentam instituições de educação infantil no Brasil; fornece sugestões de materiais e orientações para sua disposição, a fim de qualificar os diferentes lugares da escola; e norteia o trabalho junto às crianças, entendendo o espaço da escola infantil como verdadeiro parceiro pedagógico, palco de interações e brincadeiras que lhes propiciam vida e prazer.Criancas aprendem em todos os locais, internos ou externos, em interacao com seus companheiros e com o espaco. a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao Infantil, os espacos sao um eixo estruturante das propostas pedagogicas das instituicoes. Este livro contempla as especificidades da organizacao dos espacos para criancas que frequentam instituicoes de educacao infantil no Brasil; fornece sugestoes de materiais e orientacoes para sua disposicao, a fim de qualificar os diferentes lugares da escola; e norteia o trabalho junto as criancas, entendendo o espaco da escola infantil como verdadeiro parceiro pedagogico, palco de interacoes e brincadeiras que lhes propiciam vida e prazer.