A educação escolar é um momento propício para se criar as condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades. É papel da escola discutir como poderá atuar na educação das crianças e dos jovens na perspectiva da participação em relações sociais, políticas e culturais cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática. É assim que a discussão sobre trabalho e consumo na escola busca explicitar as relações sociais nas quais se produzem as necessidades e os desejos, e os produtos e serviços que irão satisfazê-los. Conhecer e discutir as formas de realização e organização do trabalho e do consumo, compreendendo suas relações, dependências, interações, os direitos vinculados, as contradições e os valores a eles associados, subsidiará a compreensão da própria realidade, a construção de uma auto-imagem positiva e uma atitude crítica e ética, para a valorização de formas de ação que favoreçam uma melhor distribuição da riqueza produzida socialmente. Adolescentes e jovens vivem as contradições de sua inserção no mundo do trabalho, assim como os dilemas diante dos apelos para o consumo dos produtos valorizados por seu grupo. Trazem um conjunto de representações acerca da sociedade e sobre a posição que nela ocupam a partir da verificação das condições familiares e da comparação com outras realidades com as quais entraram em contato diretamente ou pela mídia. Esse conjunto de representações servirá de base para a formulação de seus projetos de vida, entre os quais se inclui o projeto profissional. Tomando a definição de projeto como “um plano geral de construção para realizar qualquer ato; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema”, compreendemos como, o contexto atual, é necessário trabalhar com possibilidades e alternativas viáveis, colocando em ação conhecimentos, habilidades e valores com o objetivo de democratizar o saber, auxiliando os educadores a formar jovens e adultos empreendedores, capazes de cuidar de sua sobrevivência e de construir uma realidade pessoal e social mais digna, com maior qualidade de vida no cotidiano. Por isso, este volume, além de abordar o tema Trabalho e Consumo, traz um elemento novo: o Empreendedorismo. Ao estudar o que é empreendedorismo, estaremos discutindo temas como emprego, renda, consumo, formação de preço, mercado... Além disso, conheceremos as bases para a montagem de qualquer empreendimento, informações sempre articuladas com atividades elaboradas de forma a suscitar o diálogo permanente entre a realidade imediata do aluno e as diferentes disciplinas, favorecendo uma visão global sobre os temas, suas articulações com nossa conjuntura social e econômica, assim como sua aplicabilidade prática. Desta forma, o aluno é incentivado a levantar hipóteses, observar, avaliar problemas e buscar soluções, trabalhar coletivamente ao buscar ajuda e informações, adquirindo assim o gosto pelo estudo e pela pesquisa.