Foi com muito prazer que li o livro organizado pelos colegas Angel Pino, Luciane Maria Schlindwein e Adair de Aguiar Neitzel, que apresenta as pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa: Cultura, Escola e Educação Criadora. No momento em que as discussões sobre formação de professores ocupam um papel central nas políticas públicas educacionais e no contexto da produção acadêmica na área da Educação, os colegas trazem contribuições valiosas para pensar essa formação para além do modo tradicional em que essa é tratada. Apresentar a formação estética como uma alternativa possível e capaz de transformar efetivamente a maneira como professor se relaciona com a cultura e o conhecimento escolar é, sem dúvida, um caminho inovador. Além de apresentar as questões relativas à formação estética do ser humano com base em um referencial teórico sólido e consistente, os autores conseguem estabelecer uma relação com as práticas educativas com muita propriedade. As questões do cotidiano escolar são revisitadas e interrogadas pelos autores à luz da teoria e contribuem para pensar o ensino em uma perspectiva que promova efetivamente uma transformação na ação do professor. Um aspecto muito interessante destacado pelos autores refere-se à formação da pessoa do professor, compreendendo a formação docente como um processo complexo e diverso que envolve, ao mesmo tempo, o desenvolvimento e a estruturação da pessoa em relação a sua profissão. O professor, assim, é considerado nas suas várias dimensões e alguém responsável por organizar possibilidades de contato com a cultura que leve em conta os aspectos sensíveis da percepção humana. Outro aspecto que merece destaque na obra em pauta é o fato dos autores tomarem como objeto de discussão e teorização a prática de ensino ou o estágio realizado pelos estudantes do curso de Pedagogia. Sabemos como esse momento da formação é, historicamente, na instituição universitária, desvalorizado ou tratado como menos importante em relação aos fundamentos teóricos dessa mesma formação. Focalizar a prática de ensino e produzir conhecimento teórico sobre esse momento da formação é, de certa forma, valorizar o trabalho docente, não em uma perspectiva empírica ou pragmática, mas construindo pontes na relação teoria e prática. Tenho certeza de que essa obra tem muito a contribuir na discussão sobre formação de professores, bem como na interlocução necessária entre a Educação e outras áreas do conhecimento, como no caso a Psicologia. É um livro que certamente vai interessar aos professores em geral e, especialmente, aqueles que atuam nessas duas áreas! Diana Carvalho de Carvalho (professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC)