"Xadrez na escola" procura estabelecer uma proposta de ensino pedagógico para a aprendizagem do Xadrez visando sua aplicação educacional para a implantação do xadrez nas escolas - o Xadrez Escolar - com finalidade não só de desenvolver o ensino e prática do Xadrez entre escolares, mas, sobretudo, contribuir para o benefício do rendimento escolar e psicossocial do aluno. Pesquisas frequentes no Brasil e no mundo, vêm reforçando cada vez mais, a importância do xadrez no processo educacional, não só no raciocínio lógico, como na autoconfiança, autoestima, e principalmente na arte de pensar, contribuindo efetivamente para o melhor rendimento acadêmico e integração social em verdadeiro processo de cidadania. Em minha Monografia de Pós Graduação em Psicopedagogia (1999), defendi o Xadrez como eficaz instrumento de educação, apresentando diversas teorias sobre o jogo em que destaco, entre outras, a Teoria do exercício complementar ou teoria da compensação - (Lange) - O jogo tem a função de despertar as tendências latentes no indivíduo e seria um substituto da realidade, que proporcionaria ao indivíduo o que aquela não lhe pudesse oferecer.