Empresas familiares e famílias empresárias possuem características que dificilmente se reproduzem em negócios não familiares, tais como: a disposição para sacrifícios pessoais e familiares em épocas de crise, a forte reputação familiar-empresarial no mercado, a lealdade e a confiança existentes entre familiares, a busca por relacionamentos - internos e externos - mais duradouros e uma liderança mais longa e estável, os investimentos de longo prazo e a sensibilidade às questões sociais da comunidade onde a empresa atua. Além disso, em empresas familiares que continuam no mercado com sucesso, encontramos características comuns, entre elas, podemos destacar: a família atua como guardiã dos valores e da estratégia que guiam o negócio, mais do que como buscando maximizar lucros para os sócios; a família e os principais executivos da empresa buscam com muita intensidade e tenacidade a continuidade. Dar continuidade ao negócio passa a ser um valor familiar; membros da família vinculados à empresa possuem um conhecimento acumulado ao longo dos anos sobre o produto que vendem e/ou produzem e/ou o serviço que prestam que dificilmente podem ser combatidos no mercado. Em geral, esta característica é um forte diferencial competitivo diante da concorrência. Este livro apresenta as empresas familiares e as famílias empresárias para os interessados no assunto, desenvolvendo assuntos ligados à gestão dos negócios familiares, bem como às relações familiares e à propriedade deste tipo de instituição.