Os saberes e as práticas musicais de professores da pequena infância é o tema sobre o qual se debruça esta publicação, fruto de pesquisa de doutorado. Tem como parte central uma pesquisa e formação desenvolvida com duas equipes de professoras de escolas públicas da cidade de São Paulo uma EMEI Escola Municipal de Educação Infantil e um CEI Centro de Educação Infantil. Em encontros semanais realizados durante um ano letivo sob a supervisão da autora, as professoras compartilharam o trabalho que realizavam com as crianças, refletiram sobre seus fazeres e saberes musicais e, juntas, construíram um trabalho com a música que ultrapassou seus usos mais presentes nas escolas da pequena infância. De recreação, divertimento e apoio para outras aprendizagens, a música foi tratada também como área do conhecimento. Nesse caminho investigativo e formativo, a Educação Musical abriu-se a diálogos com os campos da Formação de Professores e da Sociologia da Infância. O primeiro para apoiá-la nas questões referentes aos avanços na profissionalidade docente e, o segundo, pela intenção de estudar a infância e as crianças e compreender as músicas que elas inventam com os sons que descobrem e exploram nas suas investigações brincantes e barulhentas. Como resultado, a publicação aponta para a conquista da dupla escuta: para os sons e suas possibilidades de construção e apreciação musical; e para as crianças fazendo suas músicas.