Avaliar empresas é uma necessidade cada vez mais comum no mercado. Há uma certa recorrência e intensidade em operações de fusão, aquisição e cisão, que requerem previamente a atribuição de valor às empresas. Tipicamente, há muitas nuances envolvidas neste processo de avaliação das empresas que devem ser levadas em conta para gerar um resultado coerente e aceitável. A avaliação de empresas envolve muitos aspectos conceituais e técnicas decorrentes de áreas tais como Finanças, Economia e Contabilidade. Sua realização, normalmente, requer um esforço multidisciplinar e intenso, a fim de que o resultado alcançado tenha um grau de qualidade aceitável por todas as partes envolvidas e interessadas nessa informação. A proposta deste livro é apresentar de maneira didática e aplicável aspectos teóricos e mercadológicos, assim como técnicas e procedimentos relacionados à avaliação de empresas. Com isto, espera-se que o leitor seja capaz de, não só fazer a avaliação de uma empresa, mas, além disso, ter uma fundamentação sólida que lhe permita discutir profundamente todos os pontos levantados.