Educar para a paz em tempos difíceis oferece um panorama teórico e prático de educar para a paz, os direitos humanos, a convivência, a democracia e o desenvolvimento sustentável hoje em dia. Compara os esforços empreendidos em vários países para implantar a educação para a paz e os distintos graus de complexidade das temáticas abordadas, discutindo tanto seus componentes sociológicos, econômicos e políticos, quanto os educativos. A obra mostra-se um excelente mapa da situação prática e cotidiana enfrentada por educadores e dos caminhos possíveis para implementar uma pedagogia fundada no respeito à vida. O capítulo 1 apresenta as bases teóricas da educação para a paz, incluindo o conceito de paz positiva e a perspectiva criativa do conflito. O capítulo 2 analisa a relação entre a educação e os direitos humanos. O terceiro foca o impacto que o atentado de 11 de setembro teve na cultura e na educação ao ser tão extraordinariamente repercutido pela mídia, e o quarto apresenta propostas para a formação de educadores que desejem ensinar os fundamentos e a prática da convivência e do enfrentamento de conflitos de maneira edificante.Este livro oferece um panorama teórico e prático de educar para a paz, os direitos humanos, a convivência, a democracia e o desenvolvimento sustentável hoje em dia. Compara os esforços empreendidos em vários países para implantar a educação para a paz e os distintos graus de complexidade das temáticas abordadas, discutindo tanto seus componentes sociológicos, econômicos e políticos, quanto os educativos. A obra mostra-se um excelente mapa da situação prática e cotidiana enfrentada por educadores e dos caminhos possíveis para implementar uma pedagogia fundada no respeito à vida.