A Educação Matemática tem seguido dois movimentos, paralelos e estreitamente articulados. Um primeiro, que guarda a herança de suas origens, visa ao diálogo permanente com outros campos do saber. O presente estudo, em particular, é um bom exemplo do diálogo com a Matemática e com a Filosofia. O segundo movimento dirige-se para o adensamento de suas questões específicas e de seus métodos de investigação. Busca, assim, estabelecer os contornos próprios da Educação Matemática como um campo de pesquisa. Este livro cumpre o papel de convidar os educadores matemáticos a aprofundar a reflexão sobre suas práxis em particular, com o apoio da Fenomenologia e da filosofia wittgensteiniana. De forma instigante, a obra propõe uma "vigilância filosófica" para que essa práxis não caia na repetição e na superficialidade. O leitor que percorrer suas páginas, terá a satisfação de compartilhar as significativas contribuições que seus autores e autoras trazem para o debate de quatro grandes temas: estudos filosóficos de temas significativos da educação matemática; práxis transcendidas pelo filosofar; reflexões sobre modos de pesquisa em educação matemática e síntese do grupo de trabalho de filosofia da educação matemática.