O estudo que agora se publica é constituído por um conjunto de capítulos organizados em torno da problemática da alfabetização, sua especificidade, usos e práticas. O discurso adopta uma matriz problematizante, que, sem, comprometer a informação, visa acentuar as limitações do conhecimento historiográfico sobre vários aspectos em análise, designadamente para Portugal, e apontar para abordagens sob uma base de complexidade. Após uma reflexão sobre os conceitos fundamentais, que inclui uma análise da historiografia da alfabetização, apresenta-se um, contributo metodológico a partir de uma abordagem interdisciplinar, com base num tratamento criterioso da assinatura como informação histórica. A abordagem integrada das questões portuguesas, no âmbito de problemáticas mais amplas que perpassam as fronteiras políticas, bem como uma liberdade discursiva no tratamento do tempo histórico, permitem uma narrativa coerente e compreensiva do fenômeno em estudo, sem que se gerem anacronias. É essa margem de liberdade que este texto procura explorar. Texto que necessariamente deixa tanto por resolver, como aquilo que resolve, mas que não oculta a sua própria condição, fundamental para a avaliação da informação produzida. Este livro, agora publicado no Brasil, constitui também o esboço de um plano comparativo da história da alfabetização Portugal-Brasil, Brasil-Portugal.