Língua Portuguesa para o Ensino Médio propõe, antes de mais nada, constituir-se um valioso auxílio, teórica e metodologicamente, nessa difícil tarefa que é o ensino-aprendizagem de língua materna. A obra foi indicada para o PNLEM 2005.Este volume único, destinado aos três anos do Ensino Médio, parte de uma abordagem sociointeracionista da linguagem e articula de forma coerente práticas de leitura, produção de textos e análise lingüística. Assim, o livro está organizado de forma a: colaborar para a construção da ética democrática e plural; estimular o convívio social, abordando a diversidade da experiência humana com respeito e interesse, incluindo a valorização das variedades lingüísticas de nosso país; articular leitura, produção de textos, prática oral e reflexão lingüística de forma coerente; proporcionar não só uma diversidade de gêneros e tipos de texto, como um trabalho efetivo a partir dessa perspectiva; considerar a leitura como uma situação efetiva de interlocução e propor atividades que colaborem para a reconstrução dos sentidos pelo leitor; contribuir para a formação do leitor de textos literários a partir de atividades que estimulem a percepção de sentidos e de noções relativas ao contexto histórico-social de produção; facilitar o trabalho do professor por meio de um manual que, além de indicações de respostas de exercícios e encaminhamentos das atividades propostas no livro do aluno, explicita os fundamentos teóricos, os objetivos das atividades e oferece uma gama de sugestões de atividades complementares.