Entrecruzando perspectivas, experiências, metodologias, vivências e discursos, Gramáticas das Corporeidades Afrodiaspóricas reescreve o próprio fazer etnográfico. Por via de uma epistemologia ativamente minoritária, e mobilizando de forma particularmente acutilante os conceitos de regimes de corporeidade (que mostram como o fisiológico é sempre trama sócio-histórico-política) e de afrodiáspora (que neste volume aparece indissociável à expressividade do corpo negro em movimento), esta coleção de ensaios aborda um vasto repertório de manifestações culturais da vida negra em movimento nas pós-colônias e neo-colônias da Sul-América contemporânea. Samba, ginga, candomblé, umbanda, jongo, maracatu deixam de ser nomes próprios designando práticas confinadas a contextos específicos e passam a operar como verbos e vetores de ação determinando linhas de resistência, persistência, fugitividade, autonomia e ação anticolonial. Cada capítulo revela um modo do corpo-negro-em-movimento, expressando múltiplas, heterogêneas e singulares existências coreopoliticamente potentes. Contribuição notável deste volume é a abordagem desse corpo não como objeto do saber etnográfico, mas como fonte para uma nova gramática a partir da qual se possa escrever uma etnografia-minoritária afrodiaspórica. Essa coreogramática negra e minoritária (d)escreve um povo-por-vir, uma negritude em permanente e persistente devir-dissidente. A afrodiáspora que se vê então em movimento ao longo dos onze ensaios aqui reunidos demonstra que o corpo negro em movimento é o movimento negro em ação: estalando a linguagem, redesenhando o corpo, quebrando ritmos e afirmando, assim, o florescimento permanente da vida negra, mesmo nos mais inóspitos, racistas, violentos e terríveis chãos. André Lepecki, Ph.D Professor titular e diretor do Departamento de Estudos da Performance, Tisch School of the Arts, New York University, USA.