Trata-se de um estudo praticamente exaustivo da trilha sonora da telenovela brasileira inserida no seu contexto histórico desde as origens e em relação aos fatores que foram determinando a sua evolução até os dias de hoje. Não havendo nenhum trabalho de conjunto sobre o tema, o autor se propôs a investigar o processo de criação, interação e sincronização da "trilha sonora", especificamente, da telenovela brasileira, por meio de análises técnico-musicais com um traçado histórico e estético da concepção da trilha sonora feita para a telenovela, contrapondo-a com outros produtos da programação televisual brasileira.

Para tanto, seguiu o caminho da pesquisa de campo, entrevistando as principais personalidades envolvidas no assunto e confrontando a telenovela televisiva com as diversas formas congêneres: a minissérie e o cinema brasileiro. Procura identificar: as semelhanças e diferenças entre tais produtos e como uma linguagem interfere na outra e influencia-a; a estrutura da narrativa musical de cada uma, a evolução tecnológica e o processo industrial na produção da trilha musical, levando a compreender como se dá a manipulação psicológica do telespectador por meio da trilha musical e, também, qual o papel da indústria fonográfica na elaboração e finalização da trilha sonora da telenovela brasileira.

A obra se divide em quatro grandes capítulos. No primeiro, demarca a trajetória da pesquisa, dando grande importância aos diversos contextos histórico-culturais. Analisa então, no segundo capítulos, os diversos aspectos próprios da telenovela brasileira, para estudar em detalhe, no terceiro capítulo, a linguagem da trilha musical de algumas novelas brasileiras e, no quarto e último capítulo, a atividade dos profissionais envolvidos em sua produção. Preciosa bibliografia, além de reunir livros e outras fontes de pesquisa, cataloga o material diretamente pesquisado em revistas, jornais, LPs e CDs, finalmente, as entrevistas realizadas pelo autor em 2000, período em que se elaborou o trabalho.

A publicação dessa obra contribui de maneira decisiva para a ampliação da compreensão da trilha sonora da telenovela brasileira, recupera a memória da televisão por meio de suas músicas mais significativas e destaca o trabalho dos diversos profissionais envolvidos. Dessa forma, o livro interessa de certo modo a todo o público que deseje conhecer melhor um aspecto decisivo dos bastidores da televisão brasileira.