Neste livro, unimos educação e psicologia por permitirem tecer mediações possíveis para promover a inclusão. Para isso, pensamos na inclusão como um fenômeno social, passível de construção pela educação, em contextos deliberadamente planejados e organizados para tal. A inclusão compreende toda a pluralidade humana e tem como objetivo possibilitar a todas as pessoas a participação nos mais diversos contextos sociais. A inclusão não é para um ou outro, é para um e outro e considera a diversidade como condição para a vida e opção por vivê-la bem, não apenas tolerando diferenças, mas valorizando-as, como uma vasta gama de experiências que não devem ser desperdiçadas. A atuação escolar mediadora de inclusão aponta para novas constelações de sentidos no que tange à compreensão e à transformação do mundo e das subjetividades. O grande desafio é, justamente, a convivência dos seres humanos com os seres humanos, na qual não existam fracos negligenciados ou (ab)usados à mercê de mais fortes, mas que tal prática provoque estranheza e perturbe o senso de dignidade de cada ser humano, superando a indiferença e a fantasia da superioridade de uns em relação a outros. A partir desta compreensão, entendemos que os contextos são construídos e transformados pela ação social dos atores que também se transformam nas interações que aí se processam. Tomados pela certeza de que a universidade deve produzir conhecimento na interação com a sociedade, o livro Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão apresenta experiências de intervenção e resultados de pesquisa que evidenciam a parceria entre a Educação e a Psicologia para a construção de um mundo mais justo e solidário.