Didática, de Pura Lúcia Oliver Martins, é uma obra que visa à transformação da prática pedagógica nas escolas brasileiras. Para tanto, alerta os professores quanto ao uso de uma postura mais arrojada e objetiva em sala de aula, tendo como objetivo principal a formação integral do aluno. Organizado em quatro partes, este livro oferece ao leitor um breve histórico da didática no Brasil, enfocando os momentos que, ao longo da história, fizeram parte do desenvolvimento e da fundamentação dessa área. Além disso, caracteriza os diferentes contextos históricos da educação em nosso país ao abordar seu tripé básico de sustentação: o papel do aluno, o papel do professor e a relação desses dois com os conteúdos a serem ensinados e aprendidos em sala de aula. No terceiro capítulo, a autora discorre sobre a importância de se unir teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Para ela, uma "boa didática" estabelece que métodos de avaliação eficazes são aqueles que estabelecem uma relação entre o conteúdo aprendido na escola e o cotidiano dos educandos. Por fim, encerra suas reflexões sugerindo uma nova tendência para o processo didático escolar: a criação de práticas de interação entre professores e alunos pautada na sistematização coletiva do conhecimento. Com ela, a troca de saberes agrega valores não só para quem está na escola, pois oferece a possibilidade de envolvimento de toda a sociedade no processo educacional.