"O Monge e o Executivo" vendeu mais de 700 mil exemplares no Brasil e se tornou um best-seller. Inspirado nesse sucesso, Luis Paulo LUPPA lança o revolucionário ‘O Líder que Vende e Faz Vender’, que ensina o efetivo exercício da liderança. Empresário e escritor do best-seller O Vendedor Pit Bull, LUPPA percebeu que, mais do que mostrar o caminho, era preciso ensinar como percorrê-lo. "O Líder que Vende e Faz Vender" foi lançado na na Bienal do Livro, em março de 2007. Passeando pelo sucesso literário de James C. Hunter, O Monge e o Executivo, encontramos riquezas e oportunidades do real significado da liderança. A pergunta que LUPPA levanta é: como colocar em prática a realidade que decide o rumo das organizações nos dias de hoje? A resposta está na liderança de resultados, aquela onde todos os conceitos e princípios de líder podem ser aplicados com êxito. "Mais de meio milhão de pessoas aprenderam o que é liderança. Agora, terão a oportunidade de aprender o que fazer com ela", explica LUPPA, se referindo ao seu livro. A primeira instrução: Normalmente os mais gabaritados executivos são os que menos conhecem o maior capital das organizações: Os clientes e os colaboradores da empresa, o capital humano. Por isso, para ser um líder, é preciso antes de qualquer coisa, conhecer profundamente o mercado. Hoje em dia ou a empresa toda gera resultados em tempo integral, ou simplesmente não existe empresa. "Praticar liderança é estar no epicentro constantemente. Se envolver em tudo e com todos sempre", comenta LUPPA. Ele esclarece que exercer a liderança é completamente diferente de ser líder. A idéia de que os grandes líderes são aqueles que têm solução para tudo é desmistificada. Os grandes líderes têm criatividade para superar dificuldades. Enxergam fora do círculo e dedicam tempo na busca de saídas diferenciadas. "O grande líder sabe pela sua própria natureza de que tudo tem que beirar muito próximo das impossibilidades, do difícil ou do rejeitado". O passado é fonte inspiradora para superar ações futuras. "Qualquer coisa que foi feita pode ser aprimorada. Esse é o ponto", ressalta LUPPA. Mas cuidado: não é possível permitir que o futuro seja uma continuação do passado. "O líder de resultados precisa assumir riscos". LUPPA ressalta ainda que os problemas nada mais são do que uma necessidade não suprida. O segredo do sucesso é encontrar uma necessidade e suprí-la, por exemplo, prever os problemas, capacitar às pessoas, disponibilizar o suporte necessário, gerar um ambiente criativo, incentivar a atitude de correr riscos, entre outros. Como, por exemplo, as empresas percebem se existe ou não liderança? LUPPA enumera mais de 10 sintomas que indicam a falta de liderança de uma equipe, entre eles, o ruído na comunicação, a guerra de poder e a síndrome da desistência. Que tipo de líder uma empresa brasileira precisa? O Líder servidor elege a paciência, a gentileza, a humildade, o respeito, o altruísmo, o perdão, a honestidade e o compromisso como meio para exercer uma liderança. O líder de resultados pratica a disciplina, para aplicar atitudes vencedoras na condução das pessoas numa busca incessante por resultados, elegendo o resultado e não a tarefa como foco de tudo, gerando um ambiente criativo, de cooperação e altamente competitivo com um só objetivo: O resultado. Num mercado flutuante, inconstante, nervoso e pouco previsível como o nosso, tudo tem que acontecer em passos largos. Num país onde as pequenas e médias empresas tem um elevadíssimo índice de mortalidade antes de completarem 5 anos de vida, resultado é palavra chave e foco obrigatório. Líder que serve é aquele que gera resultados. Este livro é uma leitura indispensável para empresários, executivos e todas as pessoas que estejam buscando alcançar efetivos resultados. É um rico complemento da excelente obra "O Monge e o Executivo", de James C. Hunter, pois aponta com clareza a utilização dos conceitos e sua aplicação ao rumo dos negócios no Brasil.