Além do RIGOR CIENTÍFICO e do ALTO NÍVEL FORMATIVO, há preocupação constante com a DIDÁTICA e com o trabalho com HABILIDADES. Informações ATUALIZADAS e dosadas, com o objetivo de proporcionar a reflexão e o desenvolvimento da cidadania. Melhor aproveitamento no estudo e na sistematização dos conhecimentos construídos a partir dos temas tratados em cada capítulo. ESTRUTURA A obra é formada por 3 volumes, divididos em unidades e capítulos. Cada capítulo apresenta o texto principal complementado com leituras, quadros informativos e atividades. As seções que constam no livro são: Abertura de unidade, em página dupla, contém imagem, texto sobre o conteúdo geral da unidade e uma citação de personalidade da Ciência que estimula a reflexão. Pense nisso, questões diagnósticas sugeridas no início do capítulo para resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir da observação de uma imagem de abertura de capítulo e da leitura de sua legenda. Texto: com informações atualizadas, aborda os temas em linguagem clara e objetiva, com imagens que conversam diretamente com o texto escrito. Quadros informativos ao longo do texto trazem assuntos complementares e paralelos. Os assuntos estão encadeados em uma sequência lógica, com muitas subdivisões em vários níveis que facilitam a organização do estudo.Os temas e assuntos trabalhados na obra não objetivam apenas o desenvolvimento de saberes que poderão ser cobrados nos exames de ingresso nas diferentes universidades, mas, sobretudo, o fornecimento de instrumentos para uma melhor atuação diante de situações do dia a dia e da futura vida profissional e pessoal. Tema para discussão sugere uma leitura de aprofundamento e/ou aplicação do assunto estudado e, ao final, uma ou mais questões para ampliar o tema tratado e estimular a discussão e a troca de ideias entre os alunos. Roteiro de estudo, que estimula o aluno na revisão dos conceitos e na elaboração de seu próprio resumo. Retomando, seção que finaliza o capítulo e sugere retomada das respostas dadas às questões iniciais. Ampliando e integrando conhecimentos, atividades que ampliam os conhecimentos e os integram com outras áreas do saber. São atividades diversificadas e contextualizadas visando desenvolver diferentes habilidades e competências. Nessa seção, tomou-se também por referência a matriz de habilidades do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desenvolvimento de cada uma dessas atividades está bem detalhado no manual do professor, de forma que elas possam efetivamente ser um auxílio para o desenvolvimento dos alunos. No livro-texto do aluno, ao lado das atividades da seção Ampliando e integrando conhecimentos, apresentamos as competências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) relacionadas aos eixos cognitivos gerais do Enem que podem ser desenvolvidas com a realização delas. Complementando essa identificação , próximo do título de cada atividade, o educador encontrará quais habilidades do Enem estão relacionadas a ela. Questões discursivas e testes, com atividades que exigem o uso de habilidades diversificadas, contemplam os principais vestibulares do país. Questões do Enem ao final de cada unidade.