Atualmente, pesquisadores estudam a ética na educação e na cultura e concentram-se em desvendá-la como expressão presente em todos os vínculos de conduta, padrões de comportamento e demais relacionamentos que regem as instituições sociais, privadas ou públicas. Na Gestão Institucional da Educação Superior, no que se refere à vinculação dos valores informativos internos do gestor que o impulsionam à ação, sempre existem desvios no conjunto de regras de conduta. Em muitas situações, o gestor da Instituição de Ensino Superior (IES) vê-se frente a frente com escolhas e/ou situações dicotômicas, tendo de fazer opções entre as diferentes variáveis éticas, os elementos éticos de sua conduta e a obediência às leis ou mesmo as especificidades dos relacionamentos com os gestores dos processos educacionais, culturais, políticos ou sociais, com a comunidade acadêmica ou com os grupos sociais próximos à escola. Em uma gestão, surgem muitos problemas que se configuram dilemáticos para o processo decisório, onde então emerge a questão ética. Mesmo que não sejam questões inéditas, já há estudos sobre a decisão e os dilemas éticos, no entanto, em relação ao contexto dos gestores das IES, em especial, coordenadores de cursos de graduação, não foram encontrados estudos específicos.