Traz os 7 melhores trabalhos que concorreram ao 18.o Prêmio Excelência em Varejo, promovido anualmente pelo PROVAR. Sites de compras coletivas e as reclamações dos clientes, produtos "verdes" ou ecologicamente corretos no mercado brasileiro, medição da responsabilidade social corporativa a partir da visão do consumidor, capacidade de empreender no setor varejista, gestão de qualidade no varejo de moda, shoppings populares, academias de ginástica. Todos esses temas de muita atualidade no comércio brasileiro são explicados, discutidos e comentados neste livro. O volume apresenta ao leitor os sete melhores trabalhos dentre aqueles que concorreram ao 18.º Prêmio Excelência em Varejo, concurso promovido anualmente pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR) da Fundação Instituto de Administração (FIA). Este 18.º volume de Varejo competitivo dá sequência ao projeto pioneiro de publicação de textos sobre comercialização de produtos e serviços para o consumidor final. Os trabalhos que constam de cada volume interessam tanto ao leitor da academia ou de formação acadêmica quanto ao leitor que milita profissionalmente na área. Além disso, o projeto Varejo competitivo contempla não apenas os grandes setores tradicionais da atividade como centros de compra (shoppings), assunto explorado neste volume, mas também setores abordados menos frequentemente nos manuais de varejo como, por exemplo, academias de ginástica. Os trabalhos que formam a coletânea Varejo competitivo - em geral, não somente os deste volume -, apoiam-se sobre bases quantitativas. Não são textos meramente opinativos ou ensaios. São estudos feitos a partir de números ou pesquisas, que refletem a realidade dos diversos setores varejistas e que, servindo de matéria-prima para os seus autores, reafirmam ou colocam em dúvida teorias e práticas varejistas em uso, ou prestes a serem empregadas. Daí o interesse da obra para os que vivem o varejo no dia a dia profissional e também para os que o estudam nas escolas e faculdades..