São João Calábria é o santo dos meninos de rua, dos marginalizados e um dos precursores da renovação da Igreja no século XX. Nasceu em Verona em 1873. Ao ingressar no seminário, encontrou inúmeras dificuldades para tornar-se sacerdote. Tinha, porém,uma incondicional confiança na Providência e era animado por um profundo amor a Deus e aos pobres. Justamente por isso é que foi um instrumento nas mãos do Criador para a realização de grandes obras.

Além de fundar as Congregações dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência, padre Calábria empreendeu numerosas atividades caritativas, assistenciais e pastorais.Esse humilde sacerdote veronês teve um carisma extraordinário também no campo do ecumenismo e da renovação da igreja: teceu relacionamentos com protestantes, anglicanos, ortodoxos e judeus; em muitos aspectos, antecipou as idéias do Concílio Vaticano II.

Por ocasião de sua morte,em 1954, sua Obra já se espalhara por vários continentes. No dia 18 de abril de 1999, o papa João Paulo II proclamou-o santo, reconhecendo nele as virtudes extraordinárias de um sacerdote a quem Deus confiou uma mensagem de grande atualidade para a Igreja e para o mundo inteiro.