Este livro é fruto de um extenso trabalho de investigação e pesquisa que teve início em 1990, visando oferecer ao público um texto amplo, abrangente, completo e de fácil entendimento. A autora se ocupou de contemplar todos os temas tangenciais à questão da qualidade, da produção, da produtividade, das operações e dos processos de gestão empresarial. Por esse motivo, o leitor encontra de forma detalhada a descrição do processo de gestão, tanto para produtos tangíveis quanto para os intangíveis (ou serviços). Trata da reengenharia, downsizing, outsourcing, consórcios modulares, benchmarking e seus desdobramentos, tais como o kanban, just-in-time, kaizen, 5S e housekeeping, 6-Sigma. Descreve as ferramentas de qualidade, tais como TQC, CCQ, ISO 9000, ISSO 14000, SA 8000, OHSAS 18001 e os prêmios de qualidade mais importantes no momento, tais como FNQ, EFQM e MBA. Apresenta também uma parte especial dedicada à produção e aos cuidados no uso e aplicação dos sistemas de planejamento, programação e controle de produção nas organizações, tanto nas indústrias como nos serviços. Apresenta MRP I, MRP II, ERP e OPT, além da teoria das restrições e da fabricação classe universal. Livro-texto para as disciplinas Administração da Qualidade e da Produtividade, Gestão das Organizações de Ponta, Administração de Produção, Gestão de Processos Produtivos nos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Gestão de Negócios, Economia, Ciências Contábeis. Leitura relevante para os profissionais de planejamento, programação, controle de produção e para os envolvidos com a qualidade nas organizações.