\'Vivemos, atualmente a consciência dos fundamentos da educação e, portanto, de valorização da criança. Quando, em várias partes deste nosso imenso Brasil, faltam ainda escolas, carteiras, livros, condução e até mesmo professores, será relevante um manual voltado para a saúde vocal infantil?Minha resposta é sim, com certeza. Vejamos por quê. Quando aprendemos a decifrar a conduta vocal de um indivíduo adulto e a associamos à sua história de vida, compreendemos melhor a importância de prevenir condições deficientes ou pouco eficazes de comunicação profissional e/ou social. Quem já criou e dirigiu um setor de atendimento em fonoaudiologia em um ambiente pedagógico, como o que mantivemos durante tantos anos no Serviço de Saúde Escolar do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, compreende a relevância de incluir uma área dedicada exclusivamente à voz. Muitas crianças atendidas no Setor acabavam freqüentando-a com grande benefício para o seu tratamento na área de psicologia. Toda a sua conduta se beneficia: respira melhor, dorme melhor, aprende a utilizar-se da voz \'com o mínimo de esforço e o máximo de rendimento´. (como é o objetivo da autora do presente manual), aprendendo, com isto, a agir, trabalhar e se divertir de forma menos extenuante. Se pais, professores e orientadores compreenderem e colaborarem para a prevenção deste estresse de formação, teremos, então, pelo menos em grande parte do nosso país, uma geração mais saudável e mais bem preparada para a sua natural capacidade de comunicação. A Professora Silvia Pinho, autora do presente manual, dispensa apresentações, pois é sobejamente conhecida não só por seus trabalhos científicos como pelas magníficas aulas que vem ministrando por este Brasil afora, em especial no eixo Rio-São Paulo.\' - Edmée Brandi