Engenheiro mecânico e técnico eletromecânico, iniciei minha vida profissional na área técnica. Desde o início, porém, percebi que seria necessário me desenvolver também na área comercial para obter sucesso. Por mais que eu buscasse a competência técnica, se não conseguisse vender o meu trabalho, não teria a oportunidade de efetivá-lo. Não alcançaria, portanto, o sucesso desejado, o qual depende, invariavelmente, da aplicação compartilhada da competência, transformando-a em resultado de fato. Ao longo de minha trajetória fui comprovando cada vez mais essa percepção inicial. Nos últimos anos, venho me dedicando a disseminar essa constatação, propondo em treinamentos e palestras um novo e mais abrangente conceito sobre vendas. Senti, entretanto, a necessidade de compartilhar tais considerações e questionamentos com um número maior de pessoas, das mais diversas localidades e áreas de atuação. Nasce daí a ideia desse livro. Acredito e percebo o conhecimento como algo vivo, em constante movimento, que se desenvolve ao fluir pelo compartilhamento. Trazendo informações e proposições não só no âmbito da venda em si, mas no todo sistêmico que a envolve, este livro questiona o paradigma enraizado de que a conquista, manutenção ou perda de clientes tem como principal motivo a qualidade do produto. Há que se cuidar do relevante diferencial: as pessoas! Carlos Trubbianelli