Monteiro Lobato foi um editor revolucionário. Num tempo em que a maioria dos profissionais era composta por estrangeiros e quase que exclusivamente se consumia literatura importada e autores consagrados, ele quis investir em autores nacionais e inéditos. Importou maquinário para produzir livros graficamente mais refinados e abandonou toda tradição francea de produção com formato e capas padronizadas. Foi ele quem impulsionou a distribuição de livros por todo o país, tendo a iniciativa de levar suas mercadorias para cada canto do Brasil, tornando-a mais acessível. Até então, os editores penas despejavam suas obras nas poucas livrarias de São Paulo e Rio de Janeiro. Lobato não via o livro apenas como um bem cultural, mas também como um produto e o colocou em exposição pra venda não apenas em livrarias, mas em qualquer ponto comercial. Além disso, utilizava-se de propagandas em jornais, revistas e até nos próprios volumes para divulgar sua produção. Essa atitude gerou descontentamento na sociedade intelectualizada que não admitia que uma obra literária fosse anunciada. Tendo em vista todo esse esforço de Monteiro Lobato em expandir o mercado do livro no Brasil, este trabalho pretende captar um pouco de sua atividade como editor com enfoque na editora Monteiro Lobato & Cia., criada a partir da Revista do Brasil.