Construir conceitos e procedimentos não é simples retórica neste livro. Todo o enfoque de seu conteúdo está voltado para o desenvolvimento do raciocínio do aluno, que será estimulado e desafiado em atividades e situações-problema, além de incentivado a manter sempre a atitude de perguntar o porquê das coisas e procedimentos. Afinal, os alunos não devem operar mecanicamente, mas aprender os procedimentos pela via da compreensão. Jogos e divertimentos também são aqui contemplados, pois eles favorecem o papel ativo do aluno, sua autonomia e a interação com os colegas.

A coleção Tudo é Matemática traz uma nova proposta pedagógica, contemplando quatro grandes eixos temáticos: números e operações (incluindo Álgebra); espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação. Ela evita a simples memorização e mecanização; ajuda o aluno a construir, desenvolver e aplicar idéias e conceitos matemáticos em situações cotidianas ou em outras áreas do conhecimento, de modo que ele sempre compreenda e atribua significado ao que está fazendo.

A coleção inova nas atividades por:
- estimular a experimentação e a reflexão;
- possibilitar a construção e a apropriação gradativa dos conhecimentos;
- trabalhar os conceitos por meio de situações-problema, desafios, oficinas, trabalhos interdisciplinares e artísticos.

Cada volume da coleção ainda apresenta um suplemento com atividades complementares, um glossário, uma seção de verificação das respostas, leituras complementares e bibliografia.