A presente dissertação apresentada à Pontifícia Universidade Católica PUC de São Paulo (SP) procurou investigar, por meio de entrevistas semiestruturadas, as percepções de cinco professores de educação física acerca das dificuldades e possibilidades no desenvolvimento de aulas fundamentadas na perspectiva cultural. Ao confrontar os dados obtidos nas entrevistas com a teorização curricular multicultural, foi possível compreender o currículo como um campo de produção cultural permeado de relações de poderO Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.