O entendimento de como as empresas podem conseguir melhorar a sua capacidade competitiva e desenvolver uma vantagem competitiva sustentável tem sido objeto de estudo, ensino, leitura e prática desde a década de 1960. O que os acadêmicos e administradores pretendem é saber como atuar melhor estrategicamente, face às movimentações dos concorrentes, dos clientes no mercado e dos agentes reguladores para conseguir um melhor desempenho e duradouro das organizações. Em empresas públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, o melhor desempenho permite satisfazer melhor os stakeholders e realizar atos socialmente responsáveis e éticos. O livro apresenta as abordagens da estratégia, a formação da estratégia e estratégias competitivas. Cada capítulo inicia com uma introdução conceitual, seguindo-se os artigos acadêmicos. Estes artigos são teóricos, mostram exemplos e aplicações práticas, além de novas contribuições, na visão dos autores nacionais e estrangeiros que têm pesquisado o tema da estratégia empresarial. Além de conceitos de forma resumida, ideal para noção geral e revisão, a obra contém artigos que mostram situações e estudos ligados ao conceito. Obra recomendada para executivos em geral e leitura complementar para disciplinas de Estratégia, em cursos de graduação ou de pós-graduação em Administração de Empresas.