O futsal é um dos esportes coletivos mais praticados no Brasil, tanto em clubes como em escolas. Muitas são as abordagens metodológicas, utilizadas por professores e técnicos, no processo de ensino-aprendizagem e treinamento deste desporto. O método de ensino adequado é o caminho mais rápido e fácil para se atingir os objetivos e metas essenciais de qualquer modalidade desportiva. O futsal é transmitido por profissionais que utilizam várias abordagens metodológicas de ensino, para alcançar suas metas. O professor/técnico que transmite esse conhecimento aos alunos/atletas deve escolher métodos que melhor se adaptem ao seu público alvo. O objetivo central desse livro foi norteado pela necessidade de fornecer subsídios para: pesquisadores, professores de Educação Física e treinadores envolvidos no processo de formação e ensino-aprendizagem e treinamento do futsal, que desafie os jogadores a resolverem problemas de ordem tática. Proporcionando um aprofundamento na área do desporto, abrindo possibilidades para novas ideias e uma ruptura ideológica e paradigmática dos procedimentos pedagógico-metodológicos acerca do futsal. Mostramos nesse livro os conteúdos que cercam a organização do processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futsal, baseado em situações jogadas (realidade e complexidade de jogo) e condicionadas pela metodologia do jogo tático por compreensão, fornecendo indicações acerca dos conteúdos e do processo de treinamento. Espera-se que esta abordagem proporcione novos trabalhos acerca do futsal, proporcionando o pensar crítico sobre a forma de planejar, treinar, atuar e intervir, na construção de novos saberes para o futsal.