Este livro apresenta as principais rotinas relacionadas com a área de administração de pessoal de uma empresa. Entretanto, para a melhor compreensão da referida área e de seu papel e estrutura nos dias de hoje, julgamos importante apresentar um breve histórico dela, desde o seu surgimento, as mudanças pelas quais passou e como está estruturada atualmente. Em seguida, apresentamos a legislação trabalhista e os respectivos procedimentos legais, desde a contratação do novo empregado até o momento da rescisão do contrato de trabalho. Esperamos transmitir-lhe uma base legal que dê suporte para o trabalho desenvolvido na área de administração de pessoal e, também, o conhecimento das rotinas que envolvem as relações de trabalho entre empregador e empregado. Um de nossos objetivos principais é possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos apresentados no livro, por isso apresentamos em todos os capítulos um conjunto de exemplos e de exercícios que auxiliarão no aprendizado. Outro aspecto importante a ser ressaltado é o fato de que a legislação trabalhista está constantemente sofrendo ajustes e mudanças. O livro apresenta aquilo que está vigente, entretanto o profissional da área de administração de pessoal deve ter a preocupação de atualizar-se periodicamente, seja por meio de leituras complementares ou cursos. Esperamos que você, por meio dos conhecimentos adquiridos neste livro e da constante reflexão a respeito das relações de trabalho, possa ampliar seu horizonte de atuação profissional e, por que não, ampliar sua consciência em termos de mundo do trabalho e interagir nele de forma crítica e construtiva.